Você realmente faz a gestão das compras?
top of page
  • Ronnei Peterson

Você realmente faz a gestão das compras?

Quando estamos na gestão de um comércio muitas vezes nosso olhar e energia é direcionado quase que exclusivamente para o setor de vendas, analisando indicadores a partir de relatórios que trazem quanto foi vendido, por quem e para quem, acreditando que se gerirmos corretamente apenas a venda a empresa irá lucrar cada vez mais, porém muitas vezes um setor primordial para a lucratividade da empresa é deixado de lado, o setor de compras, mais do que vender bem um produto o lucro muitas vezes está relacionado em comprar bem, isso envolve diversos fatores desde prazo de pagamento, descontos, plano de entrega, rotatividade dos produtos e tempo de estocagem, variáveis que juntas compõe a gestão eficiente dos recursos necessários para que o setor de vendas possa prosperar.


Não basta vender um produto, é necessário lucrar com essa venda, e uma forma de aumentar esse lucro é diminuindo ao máximo o custo da compra, ou o CAM - Custo de Aquisição de Mercadorias. Impostos estaduais, federais, frete, substituição e outras variáveis estão presente em praticamente todas as nossas compras e controlar isso manualmente é praticamente impossível.


Pensando hoje na realidade da sua empresa, como você decide quando é o momento de comprar? Apenas quando o produto acaba ou existe uma previsão com base em dados extraídos da rotatividade dos produtos? Você sabe exatamente quanto cada produto te custou e qual o custo médio das últimas compras? Você já calculou se o tempo de rotatividade do produto e prazo de recebimento é compatível com o prazo de pagamento das compras? Você sabe quanto realmente tem em estoque "parado" dentro da sua empresa e a quanto tempo cada um deles se encontra ali?


Essas perguntas nos fazem refletir se realmente temos uma gestão eficiente do setor de compras de nossa empresa.


Um dos grande aliados de um Gestor Eficiente é o Sistema de Gestão da empresa, com um software robusto é capaz de extrair informações, indicadores e relatórios que auxiliam na tomada de decisão, desde se é o momento de comprar e qual a decisão correta em relação a fornecedores, preço e prazo.


Quer saber mais como podemos auxiliar sua gestão através de nossas soluções? Entre em contato conosco.

4 visualizações0 comentário
bottom of page