É comum acontecer em momentos de negociações para fechamento de propostas e aceite de orçamentos o cliente dizer que pensará sobre os valores ofertados e depois passará retorno. Alguns por conta própria retomam o contato com a empresa e alguns precisam ser contatados para saber qual será a decisão tomada.
No momento de retomar a negociação com o cliente é muito importante ter em mãos o histórico de negociação dele, saber quais foram os valores passados, quais possíveis descontos e tudo que envolve a proposta dele, principalmente nas que existem projetos personalizados.
Imagine que seus vendedores estão na correria do dia a dia, realizando vendas e atendendo os novos clientes para realizar novos orçamentos, um trabalho extremamente importante para a empresa, pois, garantirá vendas futuras. Não se pode esquecer dos orçamentos que já foram realizados e precisam de igual ou maior atenção para que esses se transformem em vendas reais, para isso é importante a observação da negociação e o que foi de certa forma prometido para o cliente, seja em forma de desconto ou na pontualidade de um retorno para fechar o negócio.
A importância de manter o histórico de negociação do cliente também está ligado a comunicação interna da empresa, pois, pode ocorrer do cliente ser atendido por um funcionário e retornar o contato para fechamento com outro e é um momento onde não deve haver divergências de informações por nenhuma das partes.
Para manter o bom atendimento é necessário se atentar aos prazos estabelecidos como, por exemplo, a data em que o cliente informou que passaria a resposta da proposta, esse prazo deve ser respeitado e o vendedor precisa entrar em contato na data, para que as chances de fechamento não diminuam ou o cliente perca o interesse.
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