Qual a importância do histórico de negociação no fechamento da venda?
top of page
  • Ronnei Peterson

Qual a importância do histórico de negociação no fechamento da venda?



É comum acontecer em momentos de negociações para fechamento de propostas e aceite de orçamentos o cliente dizer que pensará sobre os valores ofertados e depois passará retorno. Alguns por conta própria retomam o contato com a empresa e alguns precisam ser contatados para saber qual será a decisão tomada.


No momento de retomar a negociação com o cliente é muito importante ter em mãos o histórico de negociação dele, saber quais foram os valores passados, quais possíveis descontos e tudo que envolve a proposta dele, principalmente nas que existem projetos personalizados.


Imagine que seus vendedores estão na correria do dia a dia, realizando vendas e atendendo os novos clientes para realizar novos orçamentos, um trabalho extremamente importante para a empresa, pois, garantirá vendas futuras. Não se pode esquecer dos orçamentos que já foram realizados e precisam de igual ou maior atenção para que esses se transformem em vendas reais, para isso é importante a observação da negociação e o que foi de certa forma prometido para o cliente, seja em forma de desconto ou na pontualidade de um retorno para fechar o negócio.


A importância de manter o histórico de negociação do cliente também está ligado a comunicação interna da empresa, pois, pode ocorrer do cliente ser atendido por um funcionário e retornar o contato para fechamento com outro e é um momento onde não deve haver divergências de informações por nenhuma das partes.


Para manter o bom atendimento é necessário se atentar aos prazos estabelecidos como, por exemplo, a data em que o cliente informou que passaria a resposta da proposta, esse prazo deve ser respeitado e o vendedor precisa entrar em contato na data, para que as chances de fechamento não diminuam ou o cliente perca o interesse.

59 visualizações0 comentário
bottom of page