Buscar
  • klemerk

Para que serve previsão financeira?

O que é e para que serve a previsão financeira? Ela precisa ser realizada em todas as empresas? A resposta é que a fazer uma previsão financeira nada mais é do que analisar e organizar informações sobre a saúde financeira da empresa e garantir o bom funcionamento dela a curto e longo prazo. O resultado disso é uma melhor gestão de despesas que resulta em mais saúde financeira.


Para que a previsão financeira serve no dia a dia? Para tomar decisões importantes e definir estratégias você deve contar com informações seguras sobre o seu fluxo de caixa para poder identificar necessidades de financiamento, otimizar seus preços, planejar reposição do estoque sem que passe dos valores que podem ser investidos.


Analisar o tipo de mercado em que você trabalha, quais são as mudanças que vem acontecendo e como isso pode te afetar também é importante. Mas como realizar essa previsão financeira? De início é necessário levantar as informações de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, as despesas fixas, variáveis e histórico de vendas.


Esses passos em conjunto são a base da previsão financeira. E lembre-se: quanto mais informações você tiver, melhor. Com todos os dados em mão, o seu plano pode ser mais detalhado e cuidadoso, com foco em ações com maior chance de sucesso e sem surpresas desagradáveis.


O que você faria se ocorresse algum imprevisto que te custasse muito dinheiro? O melhor a se fazer é sempre contar com um plano de contingência, ou seja, dispor de uma ‘’reserva’’ de emergência para que acontecimentos assim não desestabilizem o financeiro. Muitos empresários afirmam que é importante ter dinheiro suficiente para 90 dias de operações.



Ter uma análise financeira do que foi realizado ou do que ainda está previsto faz com que você consiga saber o que vai acontecer nos próximos meses ou até mesmo anos, consiga tomar melhores decisões e ter essa previsão não precisa ser difícil, conheça como podemos ajudar você forma simples a conseguir fazer isso e muito mais através do nosso sistema.

2 visualizações0 comentário