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  • Ronnei Peterson

O quanto você sabe sobre o seu cliente?

Como todos sabemos, em todas as empresas as vendas são um dos setores mais importante. Também é importante pontuar que simplesmente vender não é o que garante que o cliente volte ou indique o seu trabalho. Conhecer o perfil dos clientes e o seu histórico de compras são grandes aliados para manter um bom relacionamento com eles.


Em vez de buscar somente atrair novos clientes, adotar a estratégia de trabalhar com os clientes que já estão na carteira também trará ótimos resultados. Conhecer seu histórico de compras consiste em analisar o que a pessoa comprou, com que frequência compra, seus métodos de pagamento e preferências.


Com base nesses dados será possível direcionar as vendas para o cliente, oferecendo produtos e serviços que ele terá mais interesse e maiores serão as chances de compra. Demonstrar interesse nos desejos dos clientes e fazê-los se sentirem valorizados é a chave para a satisfação deles.


Conhecendo seus clientes você poderá passar confiança na comunicação e trazer a fidelização deles. Vender com mais rapidez e assertividade contribuirá na gestão de compras pois o lucro também está relacionado em comprar bem, que envolve fatores desde prazo de pagamento, descontos, plano de entrega, rotatividade dos produtos e tempo de estocagem.


São várias as vantagens em conhecer o perfil dos clientes, entre eles: garantir a boa experiência de compra, tomada de decisões e compras assertivas com base em informações confiáveis, maior lucratividade, fidelização do cliente e marketing direcionado.


Quais relatórios ou indicadores você consegue extrair hoje de seu sistema de Gestão? Você consegue traçar perfil dos seus clientes para a partir dessas informações tomar melhores decisões?


Mais do que apenas ter um sistema de gestão ele precisa ser um aliado no crescimento de sua empresa!


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