Buscar
  • Ronnei Peterson

A importância dos relatórios nas tomadas de decisões em empresas

Todos sabemos que para tomar qualquer decisão na vida é importante pensar bem, se planejar, saber no que vai impactar e se realmente é o certo a se fazer. Com uma empresa funciona da mesma forma e é preciso pensar com muito mais cautela já que pode prejudicar a produtividade da equipe ou até mesmo o futuro do negócio.


Poder visualizar todas as informações que levarão a criação de uma nova estratégia de trabalho é essencial e através de relatórios específicos se entende a atual realidade em que a empresa se encontra.


No que diz respeito ao tempo, procurar determinadas informações em arquivos ou passar horas montando planilhas no Excel é comum em algumas empresas e na rotina comercial corrida em que o mundo vive, poupar esse tempo é um fator vantajoso.


Manter relatórios atualizados agiliza e facilita a rotina sem contar a organização que traz aos processos. Traz a vantagem de realizar os acompanhamentos das rotinas em tempo real e validar todos os dados.


Ter muitos relatórios a disposição nem sempre é a melhor estratégia, as vezes poucos relatórios com as informações que se precisa é muito mais efetivo, por isso um bom sistema de Gestão deve permitir a personalização dos relatórios, até mesmo a criação de novos relatórios de acordo com a necessidade de gestão de cada empresa.


Relatórios nos trazem informações importantes para a mensuração dos "Kpis" das empresas, ou "indicadores de performance", tais como: Vendas por período, por vendedor, por produto... orçamentos realizados e não fechados e o motivo pelo qual os mesmos não foram fechados, compras por período por produto e fornecedor, recebimentos por período, pagamentos por plano de contas... entre outras dezenas de possibilidades que poderíamos elencar aqui de informações que são mais que essenciais na tomada de decisão, e isso só é possível com um sistema de gestão que mensure cada um desses indicadores e te apresente de forma simples através de relatórios ou gráficos (dashboard).


Pense: Qual o nível de informação que você pode extrair do atual sistema de gestão? Você tem relatórios que trazem as informações necessárias ou que mais confundem do que ajudam na tomada de decisão? Você consegue personalizar seus relatórios ou criar novos relatórios de acordo com sua necessidade?


Essas são reflexões profundas a se fazer no quesito gestão empresarial a partir de indicadores.


Quer saber mais como nossas soluções podem te auxiliar na tomada de decisão? Entre em contato conosco e agenda uma apresentação.



5 visualizações0 comentário