Buscar
  • klemerk

Existe fórmula para superar momentos de crise?



Todas as empresas passam por momentos de dificuldade, das menores às maiores, das iniciantes até as bem consolidadas no mercado tem obstáculos ao longo dos anos.

Existem problemas fáceis de serem resolvidos e aqueles que podem causar o fechamento de portas. Como passar por essas barreiras sem ficar com grandes consequências?


Todos já ouvimos a famosa frase '' É melhor prevenir do que remediar ''. As adversidades acontecem frequentemente e crises podem ser desencadeadas repentinamente como, por exemplo, a pandemia. Em um momento de insegurança para a empresa é preciso analisar o que já está sendo feito e o que pode ser melhorado para trazer resultados.


Analisar os investimentos, ou seja, o que está sendo adquirido pela empresa, seja em matéria-prima, ferramentas, equipamentos, quaisquer outros tipos de aquisição é importante para verificar possíveis negociações com fornecedores. Seja para utilizar formas de pagamentos que ainda não trabalhava, parcelar as compras em mais vezes ou conseguir descontos.


Após essa análise o próximo passo é fazer sua projeção financeira, estudar minuciosamente as despesas fixas e variáveis com os relatórios de fluxo de caixa para saber se os valores disponíveis serão suficientes para não deixar as contas atrasadas para evitar gerar mais despesas com os juros e/ou multas.


Além de negociar a flexibilidade de pagamentos aos fornecedores é importante estudar a possibilidade de aceitar novas formas de pagamento dos clientes e também. Por isso, para que trabalhe com a cobrança justa é necessário rever se a precificação dos produtos está correta e coerente com o mercado.


Não se pode esquecer do estoque, se acontecer de produtos permanecerem parados no depósito, maior é o comprometimento do capital de giro do negócio. Essas práticas são apenas algumas das que podem e devem ser adotadas em um momento crítico.


Ter ferramentas para fazer isso é fundamental, entre em contato conosco e descubra como nossos sistemas podem ajudar sua empresa.

6 visualizações0 comentário