Buscar
  • Ronnei Peterson

Custo de aquisição de mercadorias (CAM) e sua importância


Muitos empreendedores têm diversas estratégias para obter lucros, uma precificação correta e boa gestão de custos poderão garantir o sucesso nessa maximização de lucros. O custo de aquisição de mercadoria é uma informação simples mas que pode trazer grandes vantagens para a empresa.


O custo da mercadoria vendida representa todos os gastos desde a compra da matéria prima até a venda final para o cliente, por exemplo, frete, armazenagem e conservação. Produtos parados no estoque são vendas não feitas e ocupam espaço também, o que pode significar prejuízos. Quando se adquire qualquer mercadoria deve levar em consideração que o valor da nota vem acrescido de impostos, que pode ter existido frete e alguns casos até algum beneficiamento na cadeia e compra.


Saber o custo de aquisição de mercadorias também impacta no controle preciso da situação financeira da empresa. Para poder precificar um produto é necessário saber seu custo real e assim obter o lucro desejado. Saber exatamente o que entra e sai de mercadorias garante também a boa gestão de estoque.



Deixo como sugestão um artigo de Sandra Tocatins - Analista do Sebrae do Amapá sobre uma fórmula simples para esse cálculo:


https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/custos-e-preco-de-venda-no-comercio,e195164ce51b9410VgnVCM1000003b74010aRCRD


Quer saber mais como podemos te ajudar no cálculo de custo de aquisição de mercadoria através de nossas soluções, entre em contato e agende uma demonstração!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo