Como o controle de fluxo de caixa impacta no bom funcionamento do seu negócio?
top of page
  • Ronnei Peterson

Como o controle de fluxo de caixa impacta no bom funcionamento do seu negócio?


Você provavelmente já ouviu o termo fluxo de caixa, mas você sabe o que é e para que serve? Sabe como ele pode impactar sua empresa?


Uma das formas de medir se a empresa está crescendo, ou não, é avaliando seu fluxo de caixa. Se os recursos disponíveis não estão sendo suficientes para cobrir as despesas da execução dos serviços ou entrega dos produtos oferecidos é hora de repensar a forma como o dinheiro está entrando em caixa e para onde está sendo destinado.


Todas as empresas lidam com um fluxo de operações financeiras diárias, que envolve vendas, pagamentos, recebimentos, compras e tantas outras movimentações que tornam possível o funcionamento do negócio. Controlar tudo isso manualmente pode ser desafiador principalmente em relação ao controle e planejamento do que entra e sai de dinheiro.


Todas as empresas que conseguem se manter saudáveis e em constante crescimento, mantém o controle de dinheiro, de vendas, entradas e saídas, gastos diversos, entre outros. Por isso é fundamental ter um fluxo de caixa para manter a organização das finanças.


Uma empresa em seu dia a dia, precisa de organização, não só na forma de trabalho, como também para manter seus recebimentos, investimentos e finanças em dia. Assim, o fluxo de caixa analisa o saldo disponível da empresa, para que se faça uma média de quanto capital a empresa tem. O fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta fundamental de controle.


No fluxo de caixa, todas as movimentações ficam registradas, assim como a razão pela qual elas ocorreram. Desde os recebimentos de clientes, juros de cobranças ou qualquer entrada de dinheiro, como pagamentos, compras e despesas que a empresa tenha tido.


Com o fluxo de caixa, a gestão financeira se torna mais profissional e é possível verificar quais erros ou prejuízos a empresa teve. Falando em controle financeiro, os erros e prejuízos muitas vezes podem custar meses de trabalho ou até levar ao fechamento de uma empresa, o fluxo de caixa é a base para termos uma organização de sucesso.

4 visualizações0 comentário
bottom of page