Como lidar com o desconto no momento da venda?
top of page
  • Ronnei Peterson

Como lidar com o desconto no momento da venda?

Falamos sobre o Custo de Aquisição da Mercadoria e sua importância em um artigo recente em nosso blog, falaremos hoje sobre a importância de ter o custo correto no momento da negociação com o cliente e como lidar com o desconto. Quando sei o custo do meu produto existe a vantagem de poder precificar melhor e garantir o melhor lucro.


O preço final do produto no orçamento já ter contido todos os custos (da compra e da venda) além do lucro esperado. Quando o preço de custo já está definido e também a margem que se espera, algo que geralmente existe em praticamente todas as negociações de venda é o desconto a ser aplicado.


Pedir desconto em uma negociação é quase que uma regra, os clientes buscam os melhores negócios assim como os vendedores também, e como o vendedor sabe até quanto ele poderá ceder ao cliente?


Após formular o preço de venda do seu produto a empresa irá definir o percentual de desconto máximo que poderá ser aplicado, sabendo disso o vendedor poderá trabalhar. O cuidado que se deve ter é, além de não passar o percentual maior que permitido ter ferramentas para controlar quanto está sendo usado e se está sendo usado da forma correta, lembrando sempre do propósito do desconto, deverá ser utilizado como ferramenta de troca, troca-se o por um fechamento imediato, ou por uma condição de pagamento que justifique.


Desconto quando aplicado de forma incorreta, prejudica a lucratividade da empresa e gera prejuízos que podem ser irreparáveis nessa negociação condenando até mesmo o custo dos produtos em alguns casos, quando repetido por várias vezes são esses prejuízos maximizados. Para isso a ferramenta usada no controle dos orçamentos deve permitir ter esse controle de percentual de desconto por vendedor, cliente e até mesmo se o vendedor poderá ter acesso ao preço de custo ou não.


Quer saber como implementar isso em seu negócio?


A Invictos Tecnologia através das suas soluções em software faz o controle desses descontos por vendedor evitando que isso aconteça, quer entender melhor como isso pode ser feito?


Visite nosso site e solicite uma demonstração dos nossos sistemas.

1 visualização0 comentário
bottom of page