Benefícios do gerenciamento do estoque.
top of page
  • Ronnei Peterson

Benefícios do gerenciamento do estoque.


Um dos principais motivos para se ter um bom gerenciamento e controle de estoque é o grande impacto financeiro que é possível alcançar por conta do aumento da eficácia e eficiência dos processos. O bom planejamento depende de saber o que deve permanecer no estoque, decidir quando reabastecer o estoque e quanto de estoques são necessários, como controlar e identificar o que já não será mais aproveitado.


O aumento da eficácia e eficiência dos processos da empresa estão relacionados a evitar atrasos na entrega e falhas na venda por não saber o verdadeiro saldo em estoque dos produtos da empresa e evitar problemas na instalação por falta de materiais. O que gera também a queda do conceito da empresa na visão do cliente afetado.


Para evitar perdas, desvios e faltas é necessária a identificação do destino do material, preservação e armazenamento correto com precisão, qual é a origem de todas as movimentações do estoque. Fazer isso manualmente pode ser um grande desafio pois são diversas informações a serem controladas como por exemplo todas as entradas e saídas de material.


A utilizar um sistema de gestão proporciona para a empresa a melhor direção em determinadas situações, facilitando o bom funcionamento de todos os setores e tendo em vista maximizar o lucro e, em certos casos, minimizar o custo esperado na compra de materiais.


Estoques desorganizados e mal administrados podem deixar o preço final dos produtos mais alto, também afetar a qualidade dos serviços prestados ao cliente. Com um sistema específico para o ramo da empresa, por meio das informações integradas dos setores ligados ao estoque, o controle será muito mais assertivo.

4 visualizações0 comentário
bottom of page