A importância do cadastro de materiais e fornecedores para o setor de compras
top of page
  • Ronnei Peterson

A importância do cadastro de materiais e fornecedores para o setor de compras

A lucratividade de uma empresa está diretamente ligada a boa gestão de compras, diminuindo ao máximo o custo da compra, ou o CAM - Custo de Aquisição de Mercadorias. Isso está relacionado em comprar bem, que envolve diversos fatores desde prazo de pagamento, descontos, plano de entrega, rotatividade dos produtos e tempo de estocagem.


A partir da necessidade da boa gestão de compras surge a importância da gestão dos cadastros de materiais e fornecedores. Mantendo registradas as características de cada produto, como origem da fabricação, tamanho, validade, classificação fiscal, permitirá que as compras sejam facilitadas e com isso diminua a quantidade de compras erradas e devoluções de mercadoria.


Tendo os materiais cadastrados a consulta dos itens será ágil e precisa, sabendo exatamente o que poderá oferecer ao cliente. A boa gestão de estoque vai depender disso também, como resultado a empresa aproveitará as informações úteis que diminuirão erros e aumentarão a produtividade.


Em relação ao cadastro de fornecedores e a boa relação com eles pode se afirmar que amplia as oportunidades comerciais, sempre estando atento aos melhores custos e benefícios, mantendo a visibilidade da empresa favorável para propostas vantajosas. A soma dessas boas práticas facilitará muito as negociações do setor de compras.


Quero convidar você a refletir sobre: Qual a importância que sua empresa determina para a fidelidade das informações no cadastro de materiais e fornecedores? Você cadastra o material simplesmente para que possa vender ou se preocupa em detalhar as informações e formular o preço de compra e o cálculo do CAM?




Quer saber mais como nossas soluções podem auxiliar sua empresa nesse quesito? Entre em contato e agende uma demonstração!

5 visualizações0 comentário
bottom of page